o que é a mediação?
A mediação é um procedimento extrajudicial cujo objetivo é auxiliar os envolvidos a encontrar a melhor solução possível para seus conflitos.
1
A mediação resolve o conflito de maneira rápida, eficaz, econômica e confidencial, prezando sempre em manter as relações entre os envolvidos.
3
Por meio de técnicas, o mediador organiza um diálogo produtivo focando sempre no futuro e na solução.
2
4
Embora facultativa, a participação dos advogados tem papel relevante na mediação: trabalhar em conjunto com as partes e o mediador para construir a melhor solução para o caso.
5
A medição traz o poder de decisão para os envolvidos, permitindo que eles encontrem a solução sob medida.
6
Com a mediação todos ganham, tendo em vista que escolheram, de comum acordo, aquela solução.
7
Não há necessidade de deixar um conflito nas mãos da Justiça para que ele seja resolvido. E mesmo que já esteja, não há porquê esperar anos para que a Justiça ponha fim ao processo como bem entender.
8
Não existe mediação infrutífera. Mesmo que as partes não cheguem a um acordo, a tentativa por si só já permite que os envolvidos dialoguem e troquem perspectivas, o que viabiliza o melhor desenrolar do conflito.
benefícios
da mediação

celeridade

autonomia
da vontade

poder de decisão
dos envolvidos

confidencialidade

economia de
tempo e dinheiro

resolver o conflito
mantendo as relações
dúvidas
sobre mediação
e se o outro envolvido não quiser resolver?
Daí a importância do mediador. O ideal é alguém imparcial, capacitado e sem envolvimento pessoal para ajudar o outro envolvido a entender suas alternativas e iniciar um diálogo produtivo.
quero mediar, mas não quero ter contato com o outro envolvido. é possível?
Sim, é possível. A mediação pode conter reuniões com todos os envolvidos em conjunto, bem como reuniões individuais, sem que os envolvidos precisem se encontrar.
parece impossível dialogar. o que o mediador vai fazer de diferente?
A atuação de um mediador com olhar de fora do problema faz toda a diferença. O mediador vai auxiliar no diálogo, ampliar o leque de soluções e facilitar a compreensão entre os envolvidos, além de se atentar a pequenos detalhes no acordo para que as tratativas não tenham sido em vão.
é certo que vamos chegar a um acordo?
Apesar de o acordo não ser garantido, as estatísticas apontam que cerca de 80 a 85% das mediações chegam a um acordo.
como garantir que o outro envolvido cumpra o acordo?
Como na mediação os envolvidos constroem juntos o acordo, é pouco provável que um deles venha a descumpri-lo. Na remota hipótese de descumprimento, o acordo pode ser executado judicialmente.
ainda não entramos com a ação judicial.
a mediação pode ajudar?
Pode, e muito. A mediação contribui muito para que o conflito não cresça. Logo, quanto antes o mediador for envolvido, mais fácil será a resolução do conflito.
já estamos com ação judicial.
podemos mediar?
Claro. Inclusive é recomendado que, durante a mediação, as ações judiciais sejam suspensas.
venci na ação judicial, mas o outro envolvido não cumpre a sentença. podemos mediar?
Há casos em que a sentença judicial não é cumprida. Nesse caso o mediador pode ajudar em uma negociação adicional para efetivar a sentença.